Escucha Ñn Radio On Line

martes, 13 de septiembre de 2011

Lançamento da Antologia Coletivo 21


Por Rosa Arevalos
Intercambista de la FAFI en Minas Gerais-BR

No dia 9 de setembro, foi realizado o lançamento do livro antologia Coletivo 21, no Salão do Livro Infantil y Juvenil de Minas Gerais. O grupo é formado por 23 escritores mineiros que juntos já publicaram mais de 300 títulos, em vários gêneros literários e muitos deles premiados no Brasil e no exterior.
     A ideia surgiu de conversações entre os escritores em 2005, mais só foi concretizada em maio deste ano. “Constituíram um grupo que se reunia cada 15 dias num café na região do centro de Belo Horizonte”, conta Adriano.
     A orelha é assinada pelo escritor Luiz Ruffato e a apresentação é feita pela escritora Vivina de Assis. O organizador da antologia e coordenador do grupo coletivo 21 é o escritor e jornalista Adriano Macedo.

    Coletivo 21 é um livro de contos, crônicas, versos, trechos de romance e biografia, além de um texto visual. “Cada escritor fez a sua contribuição da forma que ele gostasse mais. Neste trabalho esperamos incentivar a leitura nos jovens, tratar de colocar as pessoas em contato com os escritores”. Foi apalavra do escritor Adriano Macedo.
 A escolha do nome do livro foi feito mais sintomaticamente que simbólica, devido a que marca as intenções de se contrapor ao segmento politico e artístico da literatura.
    O primeiro livro do grupo é dedicado ao escritor Cunha de Leiradella, "português mineiro adotivo, companheiro dos coletivos", e Alécio Cunha, poeta, jornalista, "amigo dos amigos”.

     A antologia será lançada em outras cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Além disso, criaram uma pagina para conhecer mais sobre o coletivo 21 e os escritores www.coletivo21.com.br.

No hay comentarios: