Escucha Ñn Radio On Line

miércoles, 30 de noviembre de 2011

50 anos de Comunicação na Fafich


Por Rosa Arevalos



Adival Coelho (84 anos). Fundador e quem participaram da primeira elaboração do currículo do curso de Comunicação Social em 1961, na época Universidade de Minas Gerais, esteve presente na solenidade ocorrida na Fafich em comemoração aos 50 aniversario da carreira que foi celebrada no ultimo dia 17.
O professor comenta que quando começaram o curso de comunicação todos estudavam direito e o repórter não era formado em nada. Para a elaboração do currículo tiveram que se inspirar em outros países onde já existia o curso de comunicação,“nos não tínhamos se quer um só livro para iniciar o curso, o primeiro livro que tivemos foi dado pelo consulado” lembra Adival.
Os primeiros 4 ou 5 anos os professores fundadores não recebiam nenhum tipo de  pagamento, todo o trabalho era feito de graça. O professor Adival menciona “no primeiro vestibular não recebemos nada. Não fizemos isso por dinheiro, nos não pensávamos em dinheiro”. Os anos em que ele foi professor do curso não tinham aulas teóricas, o aprendizado se dava na rua. “Era ir direito para rua, não tínhamos aulas. As coisas aprendem-se na rua mesmo”, foram às palavras do Adival.
Durante a entrevista o professor Coelho se lembra das coisas que faziam com os seus alunos “os professores do curso de Geologia acostumavam fazer viagens onde iam coletar plantas para o seus estudos, e nos íamos junto com eles fazer a cobertura dos trabalhos que eles realizavam, era um aprendizado mutuo”.  
Em uma ultima parte ele fala sobre a importância dos trabalhos que os alunos fazem durante a carreira: “Todo trabalho de aluno deve ser valorizada como uma ficha para um jornal” comentou o professor.

No hay comentarios: